quarta-feira, 16 de março de 2011

Problemas à vista...

Saudações.

Como viram, eu estou ausente por algum tempo do blog. A correria está grande. Esse ano vai passar a jato. Já estamos quase em abril!!!

Bom, estive revisando minhas mudas nesses dias e constatei o que temia. Duas espécies são caducifolias, ou seja, perdem as folhas durante uma fase do ano. No caso, ipê e tarumã. Algumas mudas de tarumã começaram a perder folhas. Talvez seja apenas uma resposta fisiológica a algum estresse, já que a maioria das mudas ainda está com as folhas verdes. Porém, o alarme foi soado. Vou trocando as mudas até que a fase de perda de folhas se confirme. A partir daí, é necessário repensar o experimento.

Na hora em que fui buscar as mudas no viveiro, realmente, não havia outras alternativas. A maioria das espécies eram caducifolias e as que mantinham as folhas tinham poucas mudas.

Tomara que eu consiga, pelo menos, mais algumas coletas. Gostaria de ter 10, no mínimo, mas dificilmente conseguirei... Isso vai prejudicar as análises, já que para o cálculo da taxa de colonização precisaria um maior número de coletas. Enquanto isso... Torço.

Luz para todos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Blogger Rosane disse...

    Como uma leiga no assunto posso dizer que consegui compreender a dinâmica do experimento. As tuas colocações estão bem elucidativas. Pergunta: para onde vão as aranhas das coletas???
    Boa sorte. E luz para você também.

    Apenas uma curiosa.

    ResponderExcluir