segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Experimento em andamento 1

No dia 01 de dezembro, finalmente, estabeleci o desenho definitivo para o meu experimento. Em síntese, eu quero saber se a taxa de colonização por espécies de aranhas é maior em manchas maiores e mais diversas. Para tanto, bolei um desenho experimental com dois fatores básicos: tamanho de mancha e diversidade de micro-hábitats. Veja abaixo:


Cada quadrado marcado na foto é um bloco com dois tratamentos de cada um dos fatores: tamanho de mancha maior e menor / mancha mais e menos diversa. Veja abaixo o diagrama:


Veja que as manchas com um E, são aquelas menos diversas, ou seja, com apenas uma espécie vegetal: Eugenia uniflora. As outras estão divididas em quatro partes, cada uma com uma espécie vegetal: E = Eugenia uniflora, V = Citharexyllum montevidense, T = Tabebuia chrysotricha, A = mudas artificiais.


Bom, no dia 15 de dezembro, iniciei as coletas de aranhas nas manchas. Sinceramente, esperava encontrar muito poucos bichos, mas a abundância nos cinco blocos foi de mais ou menos 500 bichos. Mais ou menos, pois estou olhando-os na lupa ainda. Porém, quem vai identificar é o Everton Rodrigues, lá do Museu da FZB.


Tenho que confessar, para quem não sabe, que não sou chegado em ficar identificando... Por isso, mesmo que trabalhe com aranhas há uns 8 anos, ainda não identifico muita coisa e nem me interessei por aprender (Que vergonha!!!). Mas, há áreas que a gente realmente não se dá bem e, ainda bem, que existem caras como o Everton, que sempre está pronto para me dar uma mãozona.


Fiquem ligados que vou postar umas fotos de aranhas nas próximas postagens e falar sobre minha outra pesquisa, essa em campo.


Paz a todos!

Um comentário:

  1. Oi Ronei, muito legal o seu trabalho.. Parabéns! O èverton também identificou as aranhas coletadas durante meu mestrado.. baita profissional... Um abração e sucesso nos experimentos...

    ResponderExcluir